Dia do Radiologista - dia 08 de Novembro.

Nosso obrigado ao Super Herói disfarçado de médico que usa sua visão Raio-X para salvar vidas. Parabéns pelo seu dia e pelo brilhantismo de sempre.

A história da Radiologia

A Radiologia se deu inicio na Alemanha, entre os meses de Novembro e Dezembro no ano de 1895, quando um físico chamado Wilhelm Conrad Roentgen realizava pesquisas utilizando tubos de crookes sobre placas fotográficas, submetendo-os à correntes elétricas, e com isso fazer uso da radiação na tentativa de fotografar os ossos e a parte interna da mão de Bertha, sua esposa.
O resultado da experiência foi um sucesso, o que fascinou Wilhelm Roentgen. No entanto, a descoberta ainda confundia o cientista, por conta disso, ele decidiu nomea-la de “Raio-X”, em referência ao que ainda é “desconhecido” pela ciência.
Foi só 8 anos depois, com a madura evolução do método, que Roentgen teve o maior reconhecimento pela descoberta do Raio-X, quando recebeu o prêmio Nobel de física, em 1903.
Então, foi escolhido o dia 8 de Novembro como sendo o Dia do Médico Radiologista, data do início das atividades de Roentgen no laboratório, o marco inicial na história da Radiologia.

A Radiologia na medicina moderna

Inicialmente, os médicos radiologistas baseavam seus diagnósticos apenas na utilização do Raio-X, o que impulsionou uma enorme evolução dos equipamentos para realização deste tipo de procedimento.
A ascensão dos métodos radiológicos e da Radiologia como especialidade médica são dois fatores importantíssimos que fazem parte do processo de evolução da medicina, o que é considerado até hoje um dos principais avanços da medicina contemporânea.
A Radiologia, ou Diagnóstico por Imagem, cresceu incrivelmente e hoje representa um papel essencial para os tratamentos de diversas patologias, atualmente dispondo de muitos outros meios de diagnóstico, como a Ultrassonografia, Ressonância magnética, Tomografia computadorizada (TC), Densitometria óssea, entre outros.





A nova era digital

Com a evolução da tecnologia digital cada vez mais comum e presente no meio radiológico, a visualização de imagens através de equipamentos digitais vêm ocupando um espaço cada vez maior na medicina diagnóstica, já que oferecem maior precisão e sensibilidade na avaliação das imagens, facilitando ainda mais o trabalho do médico radiologista.

A evolução no mercado de software para Radiologia

Esta evolução dos equipamentos também estimularam o crescimento e altíssimo investimento no mercado de software para diagnóstico por imagem e radiologia, segmento para o qual a Digitalmed oferece diversas soluções para facilitar ainda mais a rotina do radiologista.
Dentre as principais soluções em sistemas para radiologia e demais áreas medicina diagnóstica que fazem uso de imagens, destacam-se:

Pleres

Sistema para gerenciamento completo em Medicina Diagnóstica, como a rotina Radiológica (RIS). Disponível em plataforma Web e Desktop, oferece total controle e maior produtividade no fluxo de trabalho de clínicas e instituições no ramo de diagnóstico por imagem.

Central de Laudos

Um sofisticado módulo para confecção e gerenciamento de laudos, integrado a inúmeros recursos próprios como gravação de áudio compatível com dispositivos de captura de voz, integrado ao visualizador de imagens do PACS Zoe, atalhos para consulta de resultados anteriores, comentários, matrizes categorizadas por grupos e editor com corretor ortográfico.

Postagens Relacionadas
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »