Pesquisas de especialistas em saúde buscam ensinar a tirar o melhor proveito do relógio biológico.
Se você precisa tomar uma vacina contra a gripe, é melhor fazê-lo pela manhã. É o que sugere um novo estudo da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, que mostrou que as vacinas contra a gripe são mais eficientes se são administradas durante a primeira metade do dia.
Os pesquisadores descobriram que um mês depois de serem vacinados, as pessoas que foram imunizadas pela manhã tinham uma concentração de anticorpos contra o vírus mais alto do que aqueles que foram vacinados à tarde.
Mas esse é o único caso que mostra o impacto que o relógio biológico sobre a saúde.
Na realidade, o relógio biológico afeta muitos aspectos de nossa saúde e bem-estar.
Pela manhã
Por exemplo, as possibilidades de sofrer um ataque do coração entre as seis da manhã e o meio-dia é 49% maior do que em outro momento do dia, segundo Russell Foster, um especialista da Universidade de Oxford, na Inglaterra.
Isso se deve ao fato de neste momento do dia, o sangue está mais espesso e tende mais a se coagular, a pressão arterial aumenta rapidamente quando estamos acordando e as veias estão menos flexíveis.
Por isso, se você está tomando medicação para deixar o sangue mais fino, é melhor tomá-la quando se levanta.
Depois, basta descansar por uma hora até que o medicamento comece a fazer efeito para reduzir os riscos de sofrer um ataque.
As primeiras horas do dia também são as melhores se o casal quer tentar ter um bebê, já que o nível de espermatozoides se encontra em seu ponto máximo.
O mesmo ocorre se você quer perder peso. Foster recomenda fazer exercício antes do café da manhã e diz que é mais eficiente para perder os quilos extras.
A manhã também é o melhor momento para submeter-se a uma cirurgia.
Um estudo americano que pesquisou 90 mil cirurgias concluiu que as probabilidades de que algo dê errado são menores se a operação acontece entre as nove da manhã e o meio-dia. Os riscos são maiores entre as três e as cinco da tarde.
De acordo com os pesquisadores, isso se deve ao fato de que os empregados do hospital estão mais cansados à tarde e o nível de estresse do paciente costuma estar mais alto.
Durante a tarde
Por outro lado, é melhor fazer exercícios aeróbicos à tarde.
Em um estudo feito nos Estados Unidos, que analisou a função pulmonar de quase cinco mil pacientes em diferentes momentos do dia durante cinco anos, pesquisadores descobriram que a capacidade de respiração chega a seu ponto máximo entre as quatro e as cinco da tarde.
"Frequentemente associamos o fim do dia com estarmos mais cansados e menos motivados para fazer exercício, mas é quando a capacidade pulmonar é melhor", disse Boris Medarov, cientista que conduziu o estudo.
Também é melhor realizar trabalhos pesados e levantar pesos no fim de tarde, já que entre as seis e as oito da noite a força muscular, a flexibilidade e a eficácia cardiovascular são ótimas.
Mas no que se refere a ingerir alimentos, é melhor evitar fazê-lo até as seis da manhã.
Pesquisadores da Universidade de Brigham Young, nos Estados Unidos, mostraram que evitar a comida durante este período é uma estratégia simples e eficiente para perder peso.
À noite
Se você sofre de asma este é o melhor momento para usar o inalador.
Sofrer de ataques de asma durante a noite é algo comum, e as pesquisas indicam que o momento em que isso mais ocorre é entre as duas e as quatro da manhã.
Usar o inalador preventivamente antes de ir para a cama pode ajudar a prevenir os episódios.
Os médicos aconselham que se utilize o "inalador preventivo" duas vezes ao dia, mas administrar a segunda dose o mais tarde possível assegura o máximo benefício durante a noite.
Mas se você sofre de acidez no estômago, o melhor é tomar o remédio antes de deitar-se.
A acidez estomacal alcança seu nível máximo entre as oito da noite e as duas da manhã, mas os sintomas muitas vezes pioram quando se está deitado na cama.
Isso acontece porque é mais fácil para o ácido gástrico chegar ao esôfago quando o corpo está na posição horizontal.