O esporão do calcâneo é um problema ortopédico que surge devido ao crescimento anormal de uma parte calcâneo, osso do calcanhar, formando uma espícula/protuberância, em formato de uma ponta de uma agulha, provocando assim uma dor muito intensa no local.
Temos duas espécies de esporão do calcâneo, de acordo com sua localização:
Inferior: O comprometimento é na fáscia plantar.
Posterior: o comprometimento é na bolsa retrocalcânea, sob o Tendão Aquileu, mais conhecido por Tendão de Aquiles.
PRINCIPAIS CAUSAS
O esporão do calcâneo afeta muito mais as mulheres, entre 40 e 50 anos, praticantes de caminhadas/corridas e aquelas que trabalham em pé por longos períodos ou as que sofrem com o sobrepeso.
Um dos motivos mais importantes é o encurtamento muscular de uma grupo específico, grupo esse que chamamos de CADEIA MESTRA POSTERIOR, ou seja, esse grupo muscular abrange toda a região posterior do corpo, da cabeça à ponta dos dedos. Na figura abaixo fica fácil a visualização desta cadeia
SINAIS E SINTOMAS MAIS COMUNS:
Raramente o esporão causa inflamação visível, avermelhamento ou outro sinal
aparente. A dor é o principal sintoma e começa já com os primeiros passos do dia, logo ao acordar. Geralmente é uma dor pulsante na zona plantar do calcanhar, mas há também uma dor de repouso e ao colocar o pé no calçado.
TRATAMENTO:
Inicialmente, o tratamento consiste em alongamento de toda a cadeia mestra posterior, da fáscia plantar e no uso de recursos anti-inflamatórios locais, além de utilizar palmilhas de silicone para o calcanhar.~